Maço 69

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0069
Title type
Formal
Date range
1589 Date is certain to 1805 Date is certain
Dimension and support
82 doc. (277 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.
Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora e Inquisições espanholas.



Inclui autos, registo do correio expedido da Inquisição de Coimbra (1614-1617), carta precatória acerca do exame feito a Gaspar, filho de Álvaro Gomes, escrivão da cidade de Miranda, por haver informação de que era circuncidado (1590), devassa.



Integra recibos, auto de perdão (1641), escritura de doação, carta de examinação de Juliana Pereira.



Contempla correspondência da Inquisição espanhola (1673), bem como rascunhos da Inquisição de Lisboa, pareceres, declaração (1805), procurações, entre outros.



Contém correspondência sobre réus penitenciados pela Inquisição de Évora (1790), requerimentos, absolvição "ad cautelam" dada a vários reduzidos estrangeiros, denúncias, bem como guia enviada pela Inquisição de Évora relativa ao transporte de António Martins, soldado desertor do Regimento de Infantaria da Praça da cidade de Lagos (condenado a seis anos de degredo para as galés) pelo recoveiro José Vidigal, entre outros (1782).



Compreende certidões (também médica), apresentação de Manuel de Almeida, cristão-novo, entre outros, na Inquisição de Coimbra, sequestro dos bens de Violante de Matos (1723).



Inclui a denúncia da existência de pedreiros livres em Ponta Delgada (1796); caderno do ano 1745 para requerimento de prisão por mal apresentados, entre outros.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 69
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
12/04/2011 00:00:00
Last modification
21/06/2017 15:41:58