Maço 27

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0027
Title type
Formal
Date range
1583 Date is certain to 1801 Date is certain
Dimension and support
96 doc. (207 f.); papel
Custodial history
Em 2010, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, Inquisição de Lisboa, de Coimbra, de Évora, e de Espanha.



Inclui correspondência da Inquisição de Valencia (Espanha), denúncias, culpa contra Simão de Castro e sua mulher Ana Brandoa (Coimbra - 1584), carta do padre Francisco Gomes Ferreira de Pina para o comissário Manuel Mexia [Souto] sobre denúncia incluindo genealogia, correspondência de frei Paulo da Costa, do Porto, bem como do notário Manuel Lopes e de José Lobo Sottomaior.



Integra o requerimento do padre Manuel de Brito Brandão, e do clérigo Manuel Pereira incluindo informação dos inquisidores de Évora, e ainda, o requerimento da madre Margarida Engrácia Coelho, religiosa no Convento de São Bernardo da cidade de Tavira.



Contempla a despesa do porteiro do Conselho Geral do Santo Ofício, no ano de 1800 e recibo.



Inclui o testemunho dado na Mesa, pelo padre frei Francisco de la Penha Marrochim, réu preso, religioso de Nossa Senhora das Mercês, natural de Granada (1719), o precatório do desembargador Luís Quifel Barbarino, passado por Francisco Salgado de Castro, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, escrivão da Correição do Cível da Corte e Casa da Suplicação (1719).



Contém o traslado das culpas contra "o galego" de alcunha, cristão-novo, natural do termo de Trancoso (1583), um traslado de autos de denúncia, e o instrumento de testemunhas de Pedro Rodrigues, morador em Sousel.



Inclui perguntas da Inquisição de Évora e de Coimbra e respostas acerca de presos.



Reúne um conjunto de correspondência de teor espiritual (contemplação) e particular, de diversas religiosas - Aurora, Maria de São Tiago, soror Teresa de Jesus (1720), Apolónia, e de Assis dirigida ao mestre frei José do Espírito Santo. Correspondência de Bernardino Freire de Andrade incluindo apontamentos sobre contemplação relativos a Aurora, e outros sobre Margarida do Sacramento, e das "Propriedades do Espírito Santo". Esta documentação faz parte do conjunto documental no maço 22 do Tribunal do Santo Ofício (TSO) dos Documentos por identificar, e também está relacionada com o documento com a cota: TSO, Inquisição de Lisboa, proc. 8619.
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 27
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
24/02/2011 00:00:00
Last modification
10/07/2017 13:31:40