Maço 18

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0018
Title type
Formal
Date range
1570 Date is certain to 1809 Date is certain
Dimension and support
170 doc. e mct. (305 f., 20 f. em branco); papel
Custodial history
A documentação deste maço apresenta-se separada em capilhas que podem conter ou documentos simples, ou documentos compostos ou macetes, como resultado de procedimentos seguidos ao longo do tempo. Em 2010, mantendo a exacta ordem encontrada dentro desta unidade de instalação, as capilhas foram numeradas sequencialmente, tal como o foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original), de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.



Neste maço predominam os documentos patentemente incompletos.
Scope and content
Apresenta uma miscelânea de assuntos (embora com ênfase em matérias pertinentes a receita e despesa) e contém, entre outras tipologias documentais: certidões, contabilidade, correspondência, denúncias e recibos.



Todo o conteúdo deste maço, essencialmente constituído por documentação avulsa e fragmentada - e em grande parte sem apresentar data alguma, não oferece indícios suficientes para determinar quais foram as respectivas Inquisições produtoras ou acumuladoras.



De entre os vários documentos disponíveis, convirá destacar o n.º 1 e o n.º 23, contendo relatos de vigias ocultas, feitas em 1745-1746 a prisioneiros nos cárceres; o n.º 11, fragmento de uma colectânea de receitas médicas, talvez seiscentista; e o n.º 18, que reproduz um letreiro, em latim e com a data de 1750, de homenagem póstuma ao inquisidor-geral Dom Nuno da Cunha de Ataíde.



Importa ainda referir, como um tipo singular de espistolário, os documentos n.º 107 e n.º 108, ambos com transcrições de fantasiosas cartas escritas “por mão de Nosso Senhor Jesus Cristo”; e o n.º 138, versão em português de uma carta do rei Luís XIV de França, certamente também suposta, com data de 1654.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 18
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, castelhano e latim
Type of container
Maço
Notes
Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": em cada uma das capilhas existentes neste maço, foi apontada a quantidade de fólios que ela contém.
Creation date
29/01/2010 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32